Joomla – Administrar Extensões

Administrar Extensões pode ser acessado pela opção ‘Instalar/Desinstalar’ no menu Extensões, e oferece um local centralizado onde você pode instalar novas extensões ou analisar as extensões que já estão instaladas no sistema. Esse gerenciador é usado para administrar componentes, módulos, plugins, idiomas e templates. Ele também permite que desinstale qualquer um desses itens.

63

O Joomla usa três métodos para acessar e restaurar itens para instalação:

Enviar Pacote de Arquivo: O Joomla inclui a característica ‘Arquivo…’ que permite localizar o arquivo do pacote da extensão a ser instalada. O Joomla pode extrair tanto arquivos ZIP quanto TAR.

Instalar a partir do diretório: O Joomla permite a seleção de um diretório local onde a extensão pode ser obtida. Observe que o servidor web tem que ter permissões para acessar esse diretório ou o Joomla retornará uma mensagem de erro. Essa opção é muito importante se a extensão que deseja instalar é muito grande (maior que 2mb). Algumas instalações PHP não conseguirão estabelecer conexão durante o envio do arquivo ZIP e as instalações não serão realizadas. Com essa opção, você pode usar FTP ou outra opção de transferência para copiar extensões de quase todos os tamanhos para o servidor, e então simplesmente selecionar o diretório para instalação.

Instalar a partir de uma URL: essa opção é muito conveniente – principalmente se você está gerenciando o Joomla a partir de um cliente remoto (tal como um terminal de ponto de acesso). Se você tem uma URL de um componente remoto ou template, pode simplesmente direcionar o Joomla para ele e o próprio CMS vai baixar e instalar o componente.

Após a extensão ter sido instalada, ela pode ser gerenciada pela interface administrativa correta (ou seja, módulos são configurados em Administrar Módulos). O Joomla tem uma verificação de erro para evitar que remova extensões que são necessárias para o funcionamento do sistema (conhecidas como extensões de núcleo).

Para extensões de componentes. Administrar Extensões permite que o administrador desabilite um componente e ele ainda continue instalado. Essa funcionalidade é muito útil quando estiver realizando testes de uma nova versão de um componente. Por exemplo, um administrador pode querer experimentar uma nova versão de um componente, mas a funcionalidade oferecida pelo componente é critica para o funcionamento do site. Já que o componente antigo pode ser indisponibilizado e deixado no sistema, Administrar Extensões oferece a possibilidade de reativar a versão antiga instantaneamente se as coisas não funcionarem bem durante o teste.

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.