Introdução ITIL V3

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Olá pessoal, hoje estou postando um conteúdo introdutório do ITIL v3, vamos ver algumas curiosidades, evolução e saber um pouco mais sobre o ITIL, e nas semanas seguintes veremos ainda mais conteúdo sobre cada ciclo de vida do ITIL v3.

O que significa ITIL?
ITIL é um acrônimo, que significa Information Technology Infrastructure Library.

O que é o ITIL?
É um framework / coletânea de melhores práticas aplicadas ao Gerenciamento de Serviços de TI.

A Evolução do ITIL.
Final da década de 1980: ITIL originou-se de um estudo financiado pelo Governo do Reino Unido, desenvolvido pela OGC (Office of Government Commerce);
1991: Fundado no Reino Unido o ITSMF (IT Service Management Forum) e o Exame de Certificação é criado;
Final da década de 1990: o Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) é introduzido na América do Norte;
1999 – 2000: ITIL versão 2 é introduzida – um modelo com maior orientação ao  negócios;
2005: ISO 20000, padrões são definidos;
2007: lançado o ITIL V3, melhor alinhamento ao Ciclo de Vida dos Serviços;
… Aos dias atuais: ITIL provou ser útil para organizações em todos os setores, através de sua adoção por diversas companhias de Gerenciamento de Serviços como base para consultoria, educação e ferramentas/software de suporte;

Porque o ITIL teve uma nova versão, a V3?
Alguns dos propósitos da nova versão são:

  • Atender a necessidade do mercado atual e futuro;
  • Evoluir as práticas do gerenciamento de serviço, ou seja, um próximo nível de maturidade;
  • Processos organizados por meio do ciclo de vida de serviços;
  • Forte conexão com outras estruturas de mercado, como: Governança, Padrões e Gerenciamento;

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Certificação e seus benefícios.
Alguns dos benefícios que existem para o profissional certificado em ITIL é que o mercado requer profissionais qualificados em Gerenciamento de Serviços de TI, e a oportunidade de desenvolvimento de carreira e reconhecimento Internacional.
O exame de certificação ITIL v3 é composto por 40 questões de múltipla escolha, com pontuação mínima de 26, com duração de 1 hora de exame.
Os treinamentos e exames são gerenciados pelo grupo APM e baseados no documento Syllabus.

O que gera o ITIL tão reconhecido?

  • Coletânea de melhores práticas (Best Practice Framework);
  • Domínio público – qualquer um pode utilizar;
  • Escalável e Adaptável– aplicável e para organizações de pequeno e grande porte;
  • Utilizado como referência mundial para o Gerenciamento de Serviços de TI;
  • Foco na entrega de serviços com alto nível de qualidade e relacionamento com o Cliente;
  • Orientado a processos;
  • Fórum estabelecido para suportar e influenciar a indústria de Gerenciamento de Serviços de TI.

O que são considerados boas práticas?
Alguns itens listados abaixo são considerados boas práticas:

  • Forma aceitável de se fazer algo que já foi feito com sucesso;
  • Utilizadas para desenvolver métodos e padrões;
  • Não re-inventar a roda;
  • Melhor prática NÃO é prescritivo;

ITIL v3 – Gerenciamento de Serviço de TI.
Gerenciamento de Serviços é como transformamos em valor o serviço que:

  • Suporta o negócio dos clientes;
  • Permite efetuar o trabalho com eficiência;
  • Cobre os processos utilizados garantindo que o serviço seja entregue com consistência e atenda os requerimentos do negócio;

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O ITIL v3 possui cinco estágios de ciclo de vida do serviço, que são: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada. Veremos um a um, em próximas postagens no blog da Argus. Aguardem!!! E não deixem de comentarem com sugestões, dúvidas e dicas.

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