Introdução da Estratégia de Serviço ITIL V3

logo-itil

 

Olá pessoal, hoje estou postando um resumo sobre Estratégia de Serviço, o primeiro ciclo de vida do serviço, após um resumo geral, iremos ver detalhadamente cada ciclo de vida e tudo sobre o ITIL v3.

itil_v3_estrategia

A Estratégia de Serviço.

  • Avalia a fase de desenho, desenvolvimento e implementação – possibilitando agir de forma estratégica suportando a Organização;
  • Metas da estratégia do serviço – Permite que provedores de serviço pensem de forma estratégica visando atingir metas e objetivos;
  • Avalia e analisa a relação entre sistemas, serviços e processos.

O que a Estratégia de Serviço garante?

  • Decisões sensatas referente ao tipo de serviço que é fornecido sejam tomadas;
  • Como processos, pessoas e tecnologia trabalham de forma integrada, ou seja, em conjunto, e como são transformados em serviços.

Os objetivos da Estratégia de Serviço estão definidos em questões como:

  1. Que serviços precisamos fornecer?
  2. Quem está utilizando nossos serviços?
  3. Como definimos qualidade?
  4. Onde devemos investir dinheiro e recursos?
  5. Como podemos dividir dinheiro e recursos entre diferentes serviços?

Estratégia de Serviço – Que serviços precisamos fornecer?
Permite avaliar se estamos utilizando recursos somente para serviços que adicione valor real ao negócio.
Alguns serviços tornam-se não mais necessários devendo ser descontinuados.
Oportunidades
de novos serviços devem ser identificadas.

Quem está utilizando nossos serviços?
O conhecimento amplo do cliente é necessário para:

  • Entender por que ele utiliza o serviço;
  • Interagir e engajar com o cliente garantindo a entrega de valor.

Como definimos qualidade?

  1. Conhecendo o cliente.
  2. Entendendo o que será necessário para atender o seu negócio.
  3. Tendo visibilidade do quanto está disponível para pagar pelo serviço.

Onde devemos investir dinheiro e recursos?
Estratégia de Serviço ajuda a decidir a melhor forma de investir dinheiro e recursos para desenvolver o que é necessário.

Considerações Importantes.

  • Decisões da Estratégia de Serviço são quase sempre feitas por um nível de gerenciamento Sênior.
  • Deve sempre ficar claro e transparente que qualquer decisão tomada afeta todos os níveis da Organização.

Na próxima semana veremos um resumo sobre mais um ciclo de vida de serviço, Desenho de Serviço. Aguardem mais novidade aqui no blog da Argus.

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.