Instalando xDebug com PHP 5.3.8

O xDebug é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento em php ajudando a realizar a depuração do código facilitando a visibilidade de possíveis erros e melhorias em seu sistema php. Iremos utilizar o servidor Zend/Apache para o PHP. Antes de mexer com o xDebug, iremos realizar alguns passos:

  • Desabilitar o debugger que vem com o Zend Server.
  • Desabilitar o optimizer do Zend Server (Pois ele não deixa o xDebug funcionar).

Para realizar esses passos é simples, acesse o seguinte link: http://localhost:10081/ZendServer, clique na aba Sever Setup, aparecerá a seguinte tela:

Passo 1

Caso o Zend Debugger e o Optimizer estejam habilitados desabilite-os clicando em turn off. Com o Debugger e Optimizer desabilitados, poderemos realizar a instalação do xDebug.

Para obter o driver correto do xDebug precisamos ter as informações do nosso servidor PHP, para isso crie um arquivo no diretório htdocs (code{C:\Arquivos de programas\Zend\Apache2\htdocs}) com o seguinte código dentro dele:

E salve o arquivo com um nome sugestivo, como info.php.

Acesse o caminho http://localhost/info.php e deverá aparecer uma pagina parecida com a página a seguir:

Passo 2

Copie todas as informações da pagina utilize o ctrl + A (Selecionar tudo) e depois ctrl + C para copiar tudo. Acesse a seguinte pagina http://xdebug.org/find-binary.php, na caixa de texto cole os dados que copiou da sua pagina php.

Passo 3

Após colocar os dados deverá ficar assim:

Passo 4

Essas são as informações extraídas do arquivo info.php que servirão para o sistema do xDebug avalie como está sua instalação do php e te indicar o driver correto do xDebug para poder utilizar em seu servidor. Com os dados inserido clique no botão Analyse my phpinfo() output:

Passo 5

Abaixo as telas dos resultados do diagnostico:

Passo 6

Nessa tela você tem as dicas de instalação do xDebug:

Passo 7

Na pagina onde foi feito o diagnostico é informado os passos necessários para podermos instalar o driver:

  • Realize o download do driver xDebug. No nosso caso foi sugerido o php_xdebug-2.1.3-5.3-vc9-nts.dll
  • Coloque-o no diretório C:\Arquivos (caso não tenha a pasta, basta criar).
  • Abra o arquivo C:\Arquivos de programas\Zend\ZendServer\etc\php.ini e insira as seguinte informações no final do arquivo:
  • Ficará assim o arquivo:
    Passo 8
    Nessa configuração está sendo definido onde está o driver do xDebug, onde está o host para o xDebug, a porta utilizada para acessar o serviço, configuração para o Netbeans.
  • Salve o arquivo.
  • Reinicie o Zend.

Verifique se está tudo certo indo em http://localhost:10081/ZendServer, clicando na aba Server Setup, verifique se a aba xdebug está como on.

Passo 9

Configurando Netbeans

Com o Netbeans já instalado vamos colocar o php para funcionar, clicando no menu code{Ferramentas > Plug-ins}, abrirá a seguinte tela:

Passo 10

Dependendo da versão que baixou do Netbeans é necessário somente ativar o plug-in na aba Instalado. Caso não esteja nessa aba procure na aba Plug-ins disponíveis. Baixe e instale. Após ter ativado o php iremos verificar a configuração para o xdebug.

Vá no menu Ferramentas > Opções, aparecerá a seguinte tela:

Passo 11

Verifique se a porta do depurador é 9000 caso seja outro valor altere para 9000.

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.