Instalando CMS Joomla em seu servidor

  1. Caso esteja instalando em um servidor local, crie uma pasta dentro do seu htdocs para abrigar o Joomla, por exemplo: “cms”.
  2. Descompacte o arquivo de instalação do Joomla dentro deste diretório.
  3. Abra o seu navegador e digite o seguinte endereço: http://localhost/cms
  4. Lembre que para uma instalação local, instalação de testes, geralmente usamos o super usuário do MySQL para a instalação. Nestes casos não precisamos criar antes o banco de dados, pois ele tem privilégios para criar e o Joomla usará esse privilégio para criar ele próprio o banco. No caso da instalação em um servidor de hospedagem temos que antes criar o banco, pois o usuário não tem privilégios de criar banco.
  5. Após chamar http://localhost/cms aparece a primeira tela: Selecione o idioma. Nesta tela o nosso idioma geralmente já vem selecionado corretamente. Caso contrário selecione o idioma e clique em Próximo.
  6. Tela de checagem de pré-requisitos: Verificação de pré-instalação.
    passo-1-validacao
    Note que existem dois grupos de informações: O primeiro grupo é de requisitos obrigatórios, sem eles o Joomla não funcionará corretamente. Já o grupo inferior, é de configurações recomendadas. Sua ausência poderá fazer falta, acarretando comportamento inesperado, mas não impede o funcionamento geral do CMS.A diretiva exibir erros idealmente deve estar desativada, porém pode ser interessante estar ativada para quem entende de PHP, pois ajuda a detectar erros no sistema. Caso queira ativar edite o php.ini e altere

    para
  7. Tela da licença e direitos do CMS. Fala da licença do Joomla, que no caso é a GNU/GPL em sua versão 2 e traz todo o texto legal e jurídico de seu uso e condições. Leia tudo, ou apenas clique em próximo.
  8. Esta é talvez, a tela mais importante, por ser aquela que causa mais problemas, especialmente quando instalando no servidor de produção.
    passo-2-configuracoes-servidor
    Configurações Básicas

    • Tipo de Banco de Dados:mySQL
    • Nome do Servidor: Usualmente, localhost
    • Nome do Usuário: O nome do usuário no banco de dados, por padrão costuma ser root
    • Senha: Senha deste usuário. Costuma ser, por padrão root
    • Nome do Banco de Dados: O nome do schema que irá conter os dados de nosso site. no exemplo, usaremos joomla

    Configurações Avançadas

    Estas somente devem ser usadas quando em uma reinstalação do Joomla ou quando instalando em um webhost que só te oferece um banco ou poucos e você precisa fazer várias instalações em apenas um banco. Nestes casos você os diferencia com prefixos para as tabelas. Exemplos de prefixos: site1_, site2_, etc…

    • Mantenha selecionada a opção “Backup de tabelas antigas”
    • Sempre utilize o sublinhado logo após o prefixo. O padrão é jos_.

    Então clique em Próximo.

    Alertas: Nunca use o prefixo bak_, pois o mesmo é utilizado internamente pelo Joomla.

  9. Configuração do FTP(Opcional): Configure se desejar enviar arquivos via FTP. Não é o escopo deste tutorial, abordaremos isto no futuro.
  10. Na tela Configuração Principal entre com o nome do site, e-mail e senha do administrador e clique em “Próximo”. Veja que existe a opção de instalar conteúdo de exemplo que é uma boa opção para explorar e entender como funcionam as opções e hierarquias de conteúdo.
    passo-3-configuracoes-principais
  11. Pronto, você instalou o Joomla! Agora, vá até o diretório de instalação e remova o diretório installation.
    passo-4-concluido
  12. Para visualizar o resultado da instalação basta digitar o seguinte endereço em seu navegador:
    • Site: http://localhost/cms
    • Painel Administrativo: http://localhost/cms/administrator

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.