Como Redimensionar Imagens no Photoshop

Por vezes, precisamos redimensionar imagens, no dia a dia. O paint é uma ferramenta amplamente utilizada, porém, ao redimensionar, usa um algoritmo pra “tentar entender” como redimensionar a imagem, de modo ruim, pois borra a imagem. O Photoshop, no entanto, te permite diversas opções para obter o mínimo de ruidos e distorções, que serão abordadas neste tutorial e nos próximos…

O procedimento é o mesmo para todas a versões do photoshop, neste exemplo usaremos a versão CS3.

Usaremos atalhos para facilitar nosso trabalho, então pressione ctrl + O para abrir um novo arquivo, e navegue até a pasta onde o arquivo se encontra, no nosso caso, a pasta downloads. O menu abrir pode ser acessado pela barra de ferramentas, indo em “Arquivo > Abrir… (File > Open…, no original em inglês)”.

abrindo-a-imagem

 

Apertaremos então o atalho ctrl + alt + I, para abrir a janela de “Tamanho da Imagem” (Image Size na versão em inglês). Este menu pode ser acessado pela barra de ferramentas indo em Imagem (Image) > Tamanho da Imagem (Image Size).

alterando-o-tamanho

Nesta janela, podemos notar a largura, que é de 2421px, e a altura, de 3129px. São tamanhos inviáveis para a aplicação que precisamos ,que é exibir em um site. Imagens grandes são úteis para armazenar sem perda de qualidade, seja para impressão ou outros fins, mas quando se trata de exibir na web, é preciso de uma coesão entre manter a resolução sem ficar pesada para carregar para o usuário final. Com alguns testes feitos, cheguei a conclusão de que, mantendo proporção no tamanho, uma largura de 425px é o ideal para carregar rapidamente e não ocorrer ruido pela distorção de redimensionar.

Notem que embaixo, na imagem, existem três opções selecionadas:

Scale Styles (escalar estilos): Ao redimensionar a imagem, redimensionamos em escala os blending styles (a abordar no futuro). Indiferente para o nosso caso.

Constrain Proportions (manter proporcionalidade): Ao ativarmos ou desativarmos, aparece um cadeadinho entre os campos de largura e altura. Isso significa, que os dois campos manterão a proprorção entre as duas dimensões.

Resample Image: É o campo que define, caso ativado, o resampleamento da imagem. Isso significa, que ao redimensionar, por exemplo à um pixel o que antes haviam 4, o programa tenta “adivinhar” qual é o desses quatro que mais se adequaria ali. O paint possui um algoritmo para isto muito fraco, o que gera ruídos e distorções. Deixe na opção padrão, pois é a mais aconselhada. Certos casos, como pixel arts, exigem resampling por “vizinho mais próximo (nearest neighbour)”, mas não é nosso caso neste exemplo.

Dê “OK” e a imagem estará redimensionada. Para salvarmos, basta apertar ctrl + S. Caso queira salvar como outro arquivo, aperte ctrl + alt + S.

Nosso arquivo, que antes possuía resolução 2421x3129px, e 3.5 mb de tamanho. Após redimensionarmos, seu tamanho foi para 278kb! Isso é quase 13 vezes menos espaço em disco!

Com isso, concluímos nosso tutorial.

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.