Android – Como configurar seu projeto

Olá pessoal hoje teremos nosso primeiro artigo sobre o Android.

Vamos falar sobre a criação de um projeto, utilizando o eclipse + adt plugin.

No momento da criação do nosso projeto, nos deparamos com várias opções e de configuração, e as vezes são difíceis de achar um resposta sobre o que é cada item proposto.

Bem , irei explicar o que significa cada item neste artigo, para que no momento da criação de nosso projeto não fiquemos sem saber o que colocar em cada item.

No eclipse iremos criar um novo projeto Android.

Teremos a seguinte tela.

figura30

Application Name: Nesse campo colocaremos o nome do nosso aplicativo.

Project Name: Esse é o nome do nosso projeto, normalmente o mesmo nome da aplicação.

Package Name: É normalmente usado um caminho de domínio invertido como, por exemplo, br.com.argusconsultoria.primeiroapp como pacote principal. O pacote principal é seguido do nome do projeto/aplicação. Essa nomenclatura não é uma regra mas uma convenção para que não ocorra repetição em nome de pacotes.

Create custom launcher icon: Deixando essa opção marcada, na próxima tela será possível escolher o ícone que representará nosso aplicativo dentro do sistema operacional. Mas caso ainda não tenha decidido não se preocupe é possível alterar depois do projeto estar em andamento.

Mark this Project as a library : Informa para o android que esse projeto serve como pacote, pode existir funcionalidades para outras aplicações, porém isso é mais utilizado para informar para o sistema somente. Caso não marque essa opção é possível alterar depois, no arquivo default.properties , procure por android.library e deixe como true, android.library = true ficará assim.

Create Project in Workspace : Marcando essa opção seu projeto será criado diretamente no seu workspace, caso não queira que isso aconteça basta desmarcar essa opção e selecionar o local de criação.

Agora podemos selecionar o ícone do nosso projeto, temos 3 opções:

Image: Selecionamos uma imagem do nosso computador para ser o ícone e podemos dar alguns atributos, fundo, formato do fundo e cor.

Clipart: Icones já pré-definidos do android, podemos também dar atributos a eles.

Text: Texto puro, caso queira digitar um simple texto para ser o ícone de sua aplicação isso também é possível. Também sendo possível utilizar atributos.

Escolhido o ícone de nossa aplicação basta clicar em next.

figura31

A próxima tela escolherá se será criado a nossa primeira activity automaticamente na criação do projeto. Caso não marque essa opção é só clicar em Finish e seu projeto estará criado, porém o recomendado é deixar a opção marcada. Com ela marcada teremos que escolher entre dois tipos de activitys iniciais, Blank Activity que é uma simples tela em branco, como é mostrado no modelo ao lado na tela, ou a MasterDetailFlow que só possível utilizá-la em projetos com a API 11 ou superior, com ela é possível utilizar 2 activitys na mesma tela.

Como nosso projeto foi definido como API 8 Android 2.2 não podemos usar o modelo MasterDetailFlow na activity escolheremos a Blank Activity.

figura32

Na próxima tela definiremos as configurações iniciais da nossa activity.

Activity Name: Nome da nossa tela dentro do aplicativos.

Layout Name: Nome do arquivo xml que representa a parte grafica da nossa tela.

Navigation Type:

figura33

A opção None não cria nenhuma opção pré-definida de navegação.

figura34

Selecionando Tabs, será criada uma estrutura básica de um Activity com abas usando uma ActionBar (que requer Android 4.1).

figura35

Swipe Views + Title Strip permite alternar entre views usando swipe, e o título da view corrente é mostrado em um componente PageStrip.

figura37

A última opção é a Dropdown, que configura uma ActionBar onde o usuário poderá selecionar, através de um combobox, a tela que deseja abrir. Ao selecionar o item da lista, um Fragment será carregado (também requer Android 4.1).

Hierarchical Parent: Aqui definiremos a activity pai(Activity principal do projeto) caso tenha alguma.

figura38

Nessa tela ao clicarmos em Finish nosso projeto estará criado.

Espero que tenham gostado, e em caso de dúvidas não deixe de enviá-las, pois sua dúvida pode ser a dúvida de muitos.

Vamos distribuir nosso conhecimento.

Deixe seu Comentário!

Seu e-mail não será exibido.